top of page

casa da mata

local > Gramado. RS
autor > Thais Escouto | Régis Bondan
render > grupozip arquitetos 
ano > 2024

Casa de final de semana, local de introspeção e imersão na natureza, lugar para estar, viver momentos de interação com o entorno, um lugar para perceber o tempo. Na concepção arquitetônica, buscou-se uma plasticidade diferente das estruturas de refúgio tradicional, com a ideia de inserção de um elemento arquitetônico na natureza de forma neutra, discreta e elementar.
A disposição linear, envidraçada, foi assim projetada com o intuito de ser um espaço que se funde com a natureza ao redor, estar dentro ao mesmo tempo que fora. Não há meio termo, a não ser na varanda disposta no acesso principal. O volume foi projetado para criar planos e enquadramentos, de dentro para fora e vice-versa.

LANÇAMENTO/CONCEPÇÃO: o lançamento partiu de um módulo 4x4 que devido a apropriação do terreno, intenção da volumetria e relação entre o espaços, seria disposto de forma linear. Ao fazermos o estudo inicial através da maquete física, fez-se o lançamento da volumetria e da estrutura, criando a membrana de concreto que envolve de forma invertida, o volume.

ESTRUTURA:
A estrutura utilizada é mista com pilares de fundação elevados de concreto aparente pré-moldados, laje de piso e empenas laterais de concreto aparente moldado in-loco e 6 módulos 4x4 porticados de estrutura metálica ligados por 2 vigas longitudinais.
Toda a estrutura é suspensa, flutua sobre o solo e uma piscina com lâmina d’água. A cobertura é projetada em steeldeck, sob cobertura vegetal. O forro de gesso acartonado recebe camada superior de isolamento termo-acústico.

VEDAÇÕES: a ideia inicial foi de um prisma envidraçado. Acabou-se por acrescentar um módulo de varanda lateral, disposto também como acesso. Os planos de vidro foram pensados para criarem permeabilidade visual, e refletissem na própria arquitetura o entorno. A estrutura foi recuada de forma a fazer as esquadrias de correr passarem pela frente, ocultando de certa forma a estrutura. O brise, disposto do lado de acesso, proporciona maior privacidade e cria um jogo de sombreamento que faz o sol se mostrar ao passar das horas.

INTERIORES: aconchegante, neutro e funcional.

bottom of page