top of page
casa ceará
local > Portão. RS
autor > Thais Escouto | Régis Bondan
render > grupozip arquitetos
ano > 2024
Projetada em um terreno de 10x35 a Casa Ceará possui 280m² de área construída distribuída em 2 pavimentos. A planta foi disposta de forma a manter, em alguns pontos, os recuos laterais para a colocação de aberturas, proporcionando maior incidência de iluminação natural e ventilação cruzada. Em seu programa, no térreo, além da área social voltada aos fundos do terreno, apresenta uma suíte/home office. No segundo pavimento se encontram mais 3 suítes, sendo uma master na fachada frontal da casa. Devido a grande incidência solar nesta fachada e demanda de maior privacidade, acrescentou-se painéis vazados venezianados.
O projeto Casa Ceará apresenta como característica central a combinação entre dois sistemas construtivos.
O térreo, projetado em sua totalidade em concreto armado aparente e o segundo pavimento, em steel frame, confirmam a ideia inicial de apresentar uma base consistente e um pavimento superior sobreposto de forma leve.
Estas escolhas não apenas garantem a estabilidade estrutural, mas também aumentam proporcionalmente o isolamento acústico e térmico, essenciais para o conforto dos usuários.
Outra vantagem de ambos os sistemas é a flexibilidade na disposição dos espaços com a possibilidade de utilização de vãos maiores.
Contrapondo ao concreto armado aparente do térreo, o volume superior em steelframe trás algumas premissas sustentáveis, como facilidade de instalação dos sistemas de infraestrutura diminuindo o prazo de construção e o desperdício de material e geração de resíduo de obra, por se tratar de uma construção a seco.
bottom of page