top of page
refúgio passadiço
local > Serra Gaúcha.
autor > Thais Escouto | Régis Bondan
render > grupozip arquitetos
ano > 2023
Em um terreno em declive com vasta vegetação nativa e uma vista única procurou-se dispor de uma simplicidade formal. Partimos de um único prisma modular, subdividido em dois, distanciados a partir da modulação, dando abertura a árvore central e criando dois pontos focais principais de dentro para fora da edificação. A diretriz de separação social x íntimo proporcionou a ideia da passarela de vidro, em meio a vegetação, criando uma imersão na paisagem a cada passagem entre a sala e o dormitório. A narrativa da casa na árvore surgiu com a ideia das passarelas envidraçadas de ligação entre os espaços.
O deck liga os dois volumes, criando um espaço a mais de imersão e contemplação.
A composição das aberturas nasceu do espaço interno, onde posicionou-se enquadramentos de cada um dos ângulos, estimulando a experiência arquitetura e paisagem como um todo.
Idealizado e desenvolvido com premissas sustentáveis, a modulação feita a partir de sistema construtivo com utilização de painéis pré-fabicados em CLT (Cross Laminated Timber), trata-se de painéis de madeira laminada cruzada e auto-portantes, que podem ser transportados pré-instalados, tornando a construção “in loco” rápida e eficiente, além de fachadas ventiladas, que permitem beleza e conforto.
construção modular
ventilação cruzadas
painel fotovoltaico
captação água pluvial
construção rápida e eficiente
que permite maior conforto térmico
método sustentável e econômico de captação de energia
sendo utilizada para usos não potáveis
bottom of page